25 de março de 2008

O método enquanto base do trabalho científico


Infelizmente, muitas das nossas certezas dependem da forma, como cada um de nós, enxerga o mundo que nos rodeia…


“A pessoa humana constitui o único ser existente no universo que busca permanentemente conhecê-lo, o que é inerente à sua sobrevivência e à afirmação da sua especificidade humana. Como Ser curioso, está condenado a aprender e a interrogar-se. É um trabalho permanente e inacabado que implica colocar em causa os resultados e recomeçar, sempre. A produção de conhecimento assume formas diversas, nas quais se inclui o saber científico. Este distingue-se pelo seu carácter sistemático, pela utilização consciente e explicitada de um método, objecto permanente de uma meta análise, individual e colectiva. O trabalho científico consiste numa busca permanente da verdade, através de um conhecimento sempre provisório e conjectural, empiricamente refutável. O reconhecimento da necessidade deste permanente recomeço é ilustrado historicamente quer pela redescoberta de teorias negligenciadas no seu tempo e recuperadas mais tarde (caso da teoria heliocêntrica de Aristarco), quer pela redescoberta de visionários que anteciparam os nossos problemas de hoje (Ivan Illich é um desses exemplos). É a partir destas características do trabalho científico que é possível comparar a aventura humana do conhecimento à condenação pelos deuses a que foi sujeito Sísifo de incessantemente recomeçar a mesma tarefa.”

In Revista de Ciências da Educação - Universidade de Lisboa

9 comentários:

Unknown disse...

Esta unidade foi muito interessante porque obtivemos novos conhecimentos a nível científico. Na nossa opinião, alguns assuntos foram importantes porque, apesar de alguns temas já serem do nosso conhecimento básico, aprendemos esses mesmos temas mais pormenorizadamente.
Foi um trabalho efectuado por grupos, na qual cada grupo trabalhou um tema e no final todos juntos obtivemos opiniões distintas e concretas. De todos os temas abordados, o que nos fascinou mais foi “Pais com olhos castanhos podem originar descendência com olhos claros?”, o que achamos muito interessante.
Pessoalmente também gostamos da parte da ciência matemática.

Carla Pinto, Madalena Ferreira, Sandra Rocha

Unknown disse...

Mais importante do que aprendermos significados correctos de alguns conceitos científicos, é aprender as etapas do método científico.
O método científico estimulou-nos a observar o mundo com mais interesse e atenção. Foram surgindo algumas perguntas e problemas que nos obrigou a analizar com mais cuidado (e depois de varias tentativas) podemos obter respostas e soluções para chegarmos a uma conclusão.
"O que é provado cientificamente é credivel."

Andreia Martins e Catarina Silva

pequena rota disse...

Graças à curiosidade e à constante necessidade de saber mais, o ser humano procura uma resposta válida para tudo aquilo que não conhece, tentando encontrar soluções através de um método científico consistente.
Numa das aulas foi abordado um tema de que gostámos particularmente, “O Enigma de Königsberg”. O desafio consistia em encontrar ou não um caminho que percorresse as sete pontes da cidade, passando por todas elas uma única vez. Usando um método lógico chegámos à conclusão que tal era impossível, mas só através de um método matemático (grafo), foi possível provar que realmente estávamos certos.
Sem dúvida que a aprendizagem nestas aulas se revelou rica e pertinente, levando-nos a pensar, deduzir e reflectir sobre diversas questões. Devido aos temas propostos nas aulas de Saberes Fundamentais – Sociedade Tecnologia e Ciência, os nossos conhecimentos foram enriquecidos, levando-nos a ver e a pensar de uma forma diferente.

Carla Lourenço e Paula Lima

Unknown disse...

Obtivemos conhecimentos em algumas áreas interessantes, mas pouco faladas no dia-a-dia.
Por vezes desconhecemos a razão de ser de determinadas situações da vida mas no fundo quase tudo tem uma lógica.
As actividades realizadas ao longo das últimas sessões revelaram-se importantes, no sentido de compreendermos melhor alguns dos métodos científicos que nos eram ensinados teoricamente.
Uma das actividades era de reflexão. Havia uma série de dados, que nos obrigavam a concluir que 0 = 1. O que à partida era completamente impossível! Mas tudo o que estava no exemplo era verdadeiro. Bastou um pormenor lógico, para dar a volta ao problema. O algarismo ZERO, nunca pode ser dividendo.
O facto de termos de fazer pesquisas ajuda-nos a encontrar respostas às questões colocadas e aprender a compreender.
Há formas muito fáceis de atingir rapidamente resultados e sem a existência da possibilidade de erro. Basta aplicarmos alguns conhecimentos que obtivemos ao longo destas últimas sessões.

Diana Gomes

Patlou disse...

O conhecimento acerca do método cientifico, veio elucidar-nos sobre um conjunto de regras cientificas e a forma como são desemvolvidas, através de constantes observações e experiências.

Aprendemos como explicar determinados fenónomos em actividades elaboradas nas sessões
tais como: as sete pontes de konigsberg, a avenida complicada e descobrir se um seria igual a zero (1=0). Seguindo o método dedutivo através de algumas equações chegamos á conclusão da impossibilidade dessa igualdade.

Em suma, achamos interessante a forma como a ciência consegue dar resposta a determinadas situações que à primeira vista parecem extremamente complicadas.

Sandra Marques e Patrícia Loureiro

Unknown disse...

Achámos estas últimas sessões bastante interessantes, pudémos desenvolver a nossa cultura geral e constatar que existem inúmeros pontos de vista para poder alcançar os objectivos, nem sempre o caminho mais difícil é o certo exemplo esse que nos foi dado "o enigma das 7 pontes de Königsberg"onde como objectivo tinhamos que achar um caminho que nos permitisse percorrer as 7 pontes sem passar duas vezes pela mesma.Concluímos, após várias tentativas que tal não é possível.Contudo só seria possível com 9 pontes .
A ciência está inteiramente ligada ao descobrimento e conhecimento.
Pensámos na possível evolução que teremos no futuro, para onde nos irá levar e que mudanças teremos que fazer para nos ambientarmos nesse desenvolvimento.


TERESA GLÓRIA E CÂNDIDA PEREIRA

Unknown disse...

Do meu ponto de vista, as sessões foram bastante interessantes, pois a ciência é uma área que me fascina, ajuda-nos a entender quem somos e o porquê de tantas questões relativas ao Homem.
Quanto ao método científico,executamos alguns trabalhos onde tinhamos que utilizar os vários métodos existentes tais como,método Dedutivo,Indutivo e Hipotético-Dedutivo.

Teresa Branco

Unknown disse...

Se a Idade das Trevas deu lugar ao Renascimento, actualmente, e após sucessivas tranformações do Conhecimento estaremos a caminho da Idade pós-tecnológica? É alucinante a evolução humana! Pena é não sabermos exactamente para onde vamos...
Atrás de todo o conhecimento existe ciência, que utiliza obrigatoriamente um método associado ao rigor científico. É através dele que se testam hipóteses e se validam as teorias. Nada acontece por acaso...
Nas actividades desenvolvidas, denominadamente As 7 pontes de Konigsberg, A Avenida Complicada e Animal,Vegetal ou Ministrofoi possível constatar que as mesmas obedecem ao método científico.

Domingos Sousa e Ana Paula Sanches

Unknown disse...

Através das últimas sessões referentes de Saberes Fundamentais – Sociedade Tecnologia e Ciência, na qual nos foi dado a conhecer alguns conceitos científicos, enriquecendo os nossos conhecimentos, conduzindo-nos ao desenvolvimento da melhor forma de ver, pensar e reflectir sobre um qualquer problema.
E neste contexto, numa das sessões, foi abordado um tema de que gostei particularmente, o “Método Dedutivo”, em que se baseia em demonstrar matematicamente partido do pressuposto de que a e b = 1, através de equações matemáticas chegamos ao final e verificamos que 1=0.
No entanto ao longo da demonstração através das equações foi detectado um erro lógico, 0:0 isto não é possível, pois nunca é possível dividir um número por 0, como tal concluindo-se que consequentemente uma teoria só será validada quando nada falha, ou seja, só tendo como base um suporte científico e lógico é que se pode comprovar que uma teoria é verdadeira.
Com este exemplo podemos e devemos tirar o melhor partido do mesmo, para futuros pressupostos, para assim podermos obter resoluções mais concretas e chegarmos mais rapidamente a uma conclusão.

Cidália Leite